Livro Maconha, Prevenção Tratamento e Políticas Públicas
O livro “Maconha: prevenção, tratamento e políticas públicas” foi organizado pelas grandes colegas Alessandra Diehl e Sandra Cristina Pillon e, juntamente com os psiquiatras Alexandre Kieslich e Ronaldo de Oliveira, escrevi o capítulo 10 desta obra, intitulado “Canabidiol e seus efeitos terapêuticos”.
O debate em torno da legalização da maconha tem sido intenso. Os que são favoráveis prognosticam alívio no sistema carcerário e diminuição do tráfico; os contrários falam sobre problemas sociais e relacionados à saúde em decorrência do aumento do consumo onde houve a legalização.
No livro, os autores apresentam capítulos cientificamente embasados, escritos de modo leve e acessível, reunindo temas que vão desde aspectos históricos do uso até seus efeitos em diferentes grupos etários e populações, passando por tópicos como epidemiologia, neurobiologia e farmacologia, efeitos terapêuticos do canabidiol, experiências internacionais de legalização, aspectos éticos e econômicos, prevenção, tratamento e políticas públicas.
❓ Mas e você… sabe a diferença entre maconha e canabidiol?
Maconha é o nome popular que se dá à planta do gênero Cannabis, que é composta por mais de 400 substâncias químicas, das quais 60 se classificam na categoria dos canabinóides - os mais conhecidos são o tetra-hidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CDB).
Especificamente, o canabidiol não tem propriedades psicoativas e, portanto, não pode ser considerado como “droga perturbadora do sistema nervoso central”. Além disso, uma série de pesquisas vem sendo realizadas, com o intuito de esclarecer os potenciais terapêuticos dessa substância em diferentes transtornos mentais, mas os resultados ainda são iniciais e inconclusivos. Por enquanto, o uso terapêutico do CBD está liberado apenas para casos de epilepsia ultra-refratária - Dravet e Lennox-Gastaud.
✨ Fico honrada por participar desse livro, e convido a todos que leiam e se informem mais sobre o tema.