Entendendo o Transtorno Bipolar

Você sabia? 

O Transtorno de Humor Bipolar vai muito além da mudança repentina de humor. E seguindo a dica da seguidora Bruna Lade, hoje vamos decifrar o MITO de que qualquer mudança súbita de humor é Bipolaridade, e entender um pouco melhor do que se trata esse agravo de Saúde Mental.

O transtorno bipolar é identificado pelas fases de hipomania e de mania. A mania é caracterizada por irritabilidade/agressividade, expansividade do humor e aumento da energia. Estes pacientes chamam a atenção porque interagem muito mais, e com impaciência e pressa. Existe uma sensação de aceleração de pensamentos, e a pessoa pode ficar mais falante (pessoalmente, ao celular, nas redes sociais, etc) e apresentar mais dificuldade de concentração. Os impulsos e as exposições a riscos também podem aumentar: mais uso de álcool/drogas, mais gastos/presentes e dívidas, maior libido - aumento da atividade sexual, das paixões, comportamentos mais sedutores, consumo de pornografia, etc, mais piercings/tatuagens e visual mais chamativo.

Bastam 7 dias com essas características para se fazer o diagnóstico. A presença de um episódio maníaco caracteriza o Transtorno Bipolar de tipo I, a forma clássica da doença. 

A hipomania pode ser compreendida como um episódio mais leve e curto de mania, muito comum e pouco diagnosticado, que pode durar poucos dias, com os mesmos sintomas, mas sem a mesma gravidade. Ela traz consequências nos relacionamentos por causa da irritabilidade e impaciência com os outros, principalmente os mais próximos.

Em ambos os casos (mania e hipomania), há episódios de depressão, mas isso também acontece nas pessoas que não são bipolares. Na depressão, aparecem humor deprimido e/ou irritabilidade, acompanhados de perda de interesse, perda da capacidade de sentir prazer nas coisas da vida, dificuldade de raciocínio, cansaço, apatia, falta de energia/ânimo, negativismo e pessimismo, entre outros pensamentos negativos, inclusive de desesperança e morte em casos mais graves.

Cabe lembrar que essa é uma doença que pode desaparecer espontaneamente por algum tempo, mas como tem caráter cíclico, retornará depois de algum tempo. Além disso, é um dos transtornos mentais com forte associação com doenças cardiovasculares e com enxaqueca, podendo piorar esses agravos clínicos. Por isso, exige atenção e tratamento contínuo, com profissionais especializados.

Envie sua mensagem

Endereço Rua Inácio Vasconcelos, 59, sala 506 - Axis Office

Telefone

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais