A angústia de viver com TOC

A pessoa com TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) tem obsessões – pensamentos impróprios ou desagradáveis, recorrentes e persistentes, que surgem mesmo que o indivíduo não queira e os reconheça como sendo inadequados. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas, causando grande angústia e ansiedade. 


As obsessões comuns incluem:

  • Preocupação com contaminação (por exemplo, supor que tocar em maçanetas provocará alguma doença)
  • Dúvidas (por exemplo, supor que a porta da frente não foi trancada)
  • Preocupação com objetos que não estão perfeitamente alinhados ou uniformes

Uma vez que as obsessões não causam prazer à pessoa, frequentemente ela tenta ignorá-las e/ou controlá-las, e uma das formas para isso é através das compulsões (também chamadas de rituais). Elas são uma forma que a pessoa que sofre com TOC tem de aliviar as suas obsessões e o sofrimento emocional causado por elas. Por exemplo, conferir se as portas e as janelas da casa estão devidamente fechadas 50 vezes por dia corresponde à compulsão (ritual) que serve para neutralizar a dúvida que surge no pensamento dessa pessoa de forma obsessiva e incontrolável.

As compulsões comuns incluem:

  • Lavar ou limpar algo para evitar contaminação
  • Verificar algo para eliminar dúvidas (por exemplo, verificar muitas vezes que uma porta está trancada)
  • Contar (por exemplo, repetir uma ação um determinado número de vezes).
  • Ordenar (por exemplo, arrumar talheres ou objetos da mesa de trabalho em um padrão específico)

A maioria dos rituais, como lavar as mãos com muita frequência ou verificar repetidamente se a porta está trancada, pode ser observada. Outros rituais não podem ser observados, como fazer cálculos mentais repetitivos, afirmações em voz baixa com a intenção de diminuir algum perigo.

Os rituais podem ser realizados de forma precisa de acordo com regras rígidas. Os rituais podem ou não estar logicamente conectados com a obsessão. Quando as compulsões estão logicamente conectadas à obsessão (por exemplo, tomar banho para evitar ficar sujo ou verificar o fogão para evitar incêndios), elas são claramente excessivas. Por exemplo, é possível que a pessoa tome banho durante muitas horas todo dia ou verifique o fogão trinta vezes antes de sair de casa. Todos os rituais e obsessões exigem tempo. É possível que a pessoa gaste horas todos os dias dedicada a eles. Eles podem causar tanta angústia ou interferir tanto com a capacidade funcional da pessoa que algumas chegam a ficar incapacitadas, mesmo para atividades básicas, como comer e dormir.

TOC não é engraçado, tão pouco brincadeira. Busque ajuda! 

Você e sua saúde mental importam!



Envie sua mensagem

Endereço Rua Inácio Vasconcelos, 59, sala 506 - Axis Office

Telefone

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais