Adições Comportamentais: compras compulsivas

Você já buscou alívio de angústia, tristeza ou outras emoções desagradáveis nas compras? Já tentou amenizar um sofrimento com bens materiais?

Compras Compulsivas é classificado como um Transtorno do Controle do Impulso, onde a característica essencial é a falha em resistir a um impulso, instinto, ou desejo de realizar o ato de comprar, o que é prejudicial ao indivíduo ou outras pessoas.

Como estamos na Black Friday, que é uma data onde muitas pessoas acabam comprando em maior quantidade, resolvi trazer esse importante alerta por aqui.

Estudos mostram que existe, de fato, prazer em adquirir bens que preencham nossas necessidades ou sonhos em função da liberação de endorfina. Esse sentimento é normal desde que esteja dentro de um juízo mínimo de realidade.

Na compulsão por compras, por outro lado, a aquisição não gera esse bem-estar de forma saudável. Trata-se apenas de um ímpeto desenfreado de posse, sem qualquer objetivo real e que, geralmente, é seguido de sentimento de culpa.

Para ajudar a diferenciar o limite entre o comprar saudável e patológico, devemos atentar para algumas características importantes das Compras Compulsivas:


- Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de compra;.

- Aumento progressivo do volume de compra;.

- Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras;

- Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa;

- Mentiras para encobrir o descontrole com compras;

- Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar;

- Problemas financeiros causados por compras.


Caso isso esteja acontecendo com você, que tal conversar sobre o assunto? Procure ajuda especializada, se for necessário!

Envie sua mensagem

Endereço Rua Inácio Vasconcelos, 59, sala 506 - Axis Office

Telefone

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais